Protocolo  T.R.U.E.

12/04/2019


Tracheal rapid ultrasound exam (T.R.U.E.) for confirming endotracheal tube placement during emergency intubation....

Este estudo teve como objetivo avaliar a acurácia diagnóstica do uso do ultra-som traqueal.Para examinar a colocação do tubo ( endotraqueal) durante a intubação de emergência.Foi realizado um estudo prospectivo, observacional, no departamento de emergência de um hospital de ensino universitário nacional , naqueles pacientes que eram intubados em situação de emergencia (insuficiência respiratória aguda , parada cardíaca ou trauma grave) . O exame ultra-sonográfico rápido traqueal (TRUE) .

COMO FAZER O EXAME ?

Paciente estará em decubito dorsal após intubação:  
1-USAREMOS A SONDA LINEAR POR TRATAR-SE DE ESTRUTURAS SUPERFICIAIS ,( PACIENTE ESTARÁ COM A FACE LATERALIZADA PARA A DIREITA, COM A FINALIDADE DE EXPOR MELHOR A REGIÃO ANATÔMICA A SER ESTUDADA ). 

2- INICIAREMOS COM NOSSA SONDA LINEAR , PERPENDICULAR A REGIÃO DA FURCULA DO ESTERNO, REALIZANDO UMA VARREDURA EM DIREÇÃO AO LÓBULO ESQUERDO DA TIRÓIDE ( USANDO O MESMO COMO JANELA ACÚSTICA ) , PARA COM ISSO TENTAR VISUALIZAR O ESÓFAGO . SE A INTUBAÇÃO FOR ESOFÁGICA HAVERÁ O SINAL DA DUPLA SOMBRA , COMO MOSTRA A IMAGEM ACIMA, SE HOUVER UMA ÚNICA SOMBRA A INTUBAÇÃO ESTARÁ CORRETA .


A ACURÁCIA DESTE EXAME É DE 99% DE SENSIBILIDADE E DE 94% DE ESPECIFICIDADE
O TEMPO DE EXECUÇÃO DESTE EXAME É DE 15 SEGUNDOS APROXIMADAMENTE . SE HOUVER O SINAL DA DUPLA SOMBRA ,DEVEMOS URGENTEMENTE INTUBAR O PACIENTE CORRETAMENTE .

Nossas referencias para o assunto estão nos respectivos links ,bons estudos .